Desde sua fundação, o Café Morro Grande tem um compromisso com iniciativas sociais e sustentáveis, colocando em prática ações de reaproveitamento e descarte apropriado de resíduos. Bom para os clientes que, há mais de 30 anos, podem trocar embalagens usadas por brindes. Com o programa permanente de logística reversa, carinhosamente chamado de “Lojinha de Troca” do Café Morro Grande, a empresa valoriza a fidelidade de seus clientes e reforça sua preocupação em amenizar os impactos ambientais. Mensalmente, cerca de 50 mil embalagens usadas passam pelo procedimento de reciclagem.
Ao juntar as embalagens, os clientes podem efetuar a troca por utensílios domésticos como baldes, bacias, pratos, copos, canecas, talheres e xícaras. O material recolhido é repassado para a empresa Embraeco Soluções Ecológicas, que recicla as embalagens, transformando-as em tapumes e telhas, placas e telhas ecológicas usadas na construção civil.
A troca é uma tradição na família da cliente Cleunice Batista de Lima, de 52 anos. Começou com a tia, ela tem o hábito há mais de 20 anos e agora a filha também guarda as embalagens usadas. “É um costume que estamos passando de geração para geração. Aqui em casa temos muitos itens que usamos praticamente todos os dias, começando pela xícara no café da manhã. Bacias, potes plásticos, de vidro, tudo a partir das trocas na lojinha. Faço questão de guardar as embalagens para poder trocar”. A cliente reforça que além do uso em sua residência, também já presenteou familiares e amigas com os produtos trocados. “Eu só tomo Café Morro Grande. Não troco por nenhuma outra marca. É o melhor. Fico feliz porque eu sei que é dado um destino correto para as embalagens. E como dona de casa, adoro um mimo novo”.
Na paróquia São Dimas, as trocas das embalagens por brindes contam com um apelo também muito especial: os itens trocados são usados nos bingos que ajudam nos trabalhos sociais da igreja. De acordo com Cleuza Maluf, há mais de 15 anos os fiéis são convidados a trazerem as embalagens vazias para a igreja. “Nas missas, o padre Claudemir Aparecido da Rocha sempre dá um recadinho e explica a importância da comunidade colaborar. É uma iniciativa que vem dando muito certo”, comenta. Cleuza reforça que a última troca teve uma grande volume arrecadado. “Juntamos 4.500 embalagens usadas (guardadas durante a pandemia), as quais foram trocadas por 175 peças. Para a contagem, fizemos um mutirão. Essas etapas são muito gratificantes e demonstram a boa vontade de todos: da nossa comunidade e do Café Morro Grande. É uma ajuda mútua, que colabora com a nossa igreja e com o meio ambiente. Agradecemos ao Morro Grande pela parceria ao longo destes anos e parabéns pela iniciativa”.
Muitas empresas também costumam guardar as embalagens para efetuar as trocas. É o caso da terceirizada que atua no restaurante da Caterpillar. A auxiliar administrativa Aline Rodrigues Assis explica que eles utilizam 30 quilos de Café Morro Grande por dia. Todas as embalagens são guardadas e levadas para a lojinha para serem trocadas por baldes, bacias e potinhos usados na rotina do restaurante. “Em ocasiões especiais, reservamos e trocamos por itens específicos, como canecas para o Dia das Mães e caixas para os kits de Natal. Cuido deste estoque há nove anos e sempre foi muito bacana realizar as trocas. Eu vejo como muito positivo dar um destino adequado às embalagens e, também, a utilidade dos produtos – seja aqui no restaurante ou para presentear nossos colaboradores”.
A relação de amizade entre as clientes é destacada pela atendente Denise Aparecida Paula, que há seis anos cuida com todo o carinho da Loja de Trocas do Café Morro Grande: “eu me realizo a cada sorriso, quando minhas clientes saem satisfeitas. A questão ambiental também é muito importante. Construímos uma história muito bacana e sincera. É uma alegria saber que elas são clientes fiéis, que tomam o Café Morro Grande porque gostam do nosso produto, prestigiam a lojinha e cultivam essa parceria. Muito gratificante”.
DESTINO ADEQUADO
Por meio de parceria com a Embraeco, o Café Morro Grande realiza a logística reversa e dá um destino adequado às suas embalagens usadas. Ana Paula Previtalli de Toledo, administradora da empresa de tapumes ecológicos, explica que a parceria inclui todas as etapas do processo de transformação. “As embalagens usadas do Café Morro Grande são processadas e transformadas em placas e tapumes ecológicos. Temos um volume médio de 1000 quilos/mês que se transforma em aproximadamente 80 tapumes/placas. “Cuidamos desde o início (recepção das embalagens) até a fabricação do produto final, novo e útil para o consumidor. Para nós é uma realização participar de políticas de logística reversa”.
COMO PARTICIPAR – A lojinha do Café Morro Grande para a troca de embalagens por brindes fica na rua Boa Morte, 1466 – sala 4. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 13h, e das 14h às 18h. Os interessados em mais detalhes podem ligar para o número (19) 3432.7033 ou enviar mensagem para o Whatsapp (19) 9.9673-5959.