A definição do conceito de sustentabilidade é complexa, possui diversas abordagens, por isso deve ser analisada de forma abrangente. Os principais autores que estudam o tema trazem a integração dos conceitos de viabilidade econômica com prudência ecológica e justiça social.
O progresso em uma sociedade sustentável não se resume a produção e consumo de materiais, mas sim a qualidade de vida dos indivíduos que a compõem. A qualidade de vida pode ser medida pela saúde integral de seus indivíduos, a educação, o ambiente limpo, o espirito comunitário, o lazer criativo. Uma sociedade sustentável deve possuir hábitos de reciclagem, parceria, flexibilidade, independência e diversidade intrínsecas em sua forma de organização.
A história da sustentabilidade tem suas raízes no questionamento dos modelos de produção e desenvolvimento que se mostram esgotados, os quais visam o crescimento econômico ilimitado, sem considerar a finitude dos recursos naturais e os impactos da exploração ambiental.
Referência:
BACHA, Maria, SANTOS, Jorgina, SCHAUN, Angela. Considerações teóricas sobre o conceito de Sustentabilidade. In: VII SEGeT, SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 2010.