Seguindo as orientações do Guia de montagem de tapumes ecológicos Embraeco, sua obra estará apresentável e protegida do começo ao fim.
Para garantir a proteção de sua obra das intempéries é importante utilizar materiais resistentes. Após a compra dos materiais adequados, a equipe que fará a montagem deve iniciar a abertura das valas de aproximadamente 80 cm a 1 metro de profundidade para a instalação dos pontaletes (apoios verticais), os quais devem estar distantes 2 metros um do outro. Depois de fixados os apoios verticais inicia-se a fixação dos apoios horizontais. O apoio horizontal inferior deve ser fixado de 15 a 20 cm do solo, o apoio horizontal superior é alinhado à altura do tapume que será utilizado, lembrando de descontar na altura os 5 cm recomendados para escoamento de água no rodapé do tapume. Por último, centraliza-se o terceiro apoio horizontal entre o superior e o inferior.
Após finalizada a primeira etapa de montagem da estrutura de sustentação dos tapumes, inicia-se a fixação dos tapumes, os quais devem ter a superfície inferior alinhada para garantir a uniformidade do fechamento que se formará. Atenção aos fixadores, pois estes precisam ser com arruelas de no mínimo 20mm de diâmetro. É muito importante que a cada dois metros sejam utilizados 5 fixadores por apoio horizontal, a fim de garantir que os tapumes não se desprendam dos apoios. Ainda deve ser observado a sobreposição das peças de tapume, sendo recomendado a sobreposição de uma onda para os tapumes ondulados e 10 cm para os tapumes lisos.
Uma boa obra é aquela que começa com segurança e responsabilidade!!!!